DECORAÇÃO

COMO DECORAR UM QUARTO MONTESSORI

COMO DECORAR UM QUARTO MONTESSORI?

 

Depois de alguns pedidos e depois de ver tantas mães um pouco perdidas, aqui ficam as dicas como decorar um quarto Montessori!

Maria Montessori além de educadora, foi a primeira mulher italiana diplomada em medicina.

O seu método ficou conhecido como método Montessori.

O Método Montessoriano dá principal importância à auto-educação e defende que a criança deve tornar-se capaz de aprender sozinha através das suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma expontânea, criativa e saudável.

O método é extenso por isso vamos focar-nos para já em como decorar um quarto Montessori!

Agora vamos à parte gira! Como decorar um quarto montessori?

O objectivo é preparar um quarto para a altura da criança!!!

 

QUARTO MONTESSORI

Contrariamente a tudo a que estamos habituados, um quarto montessori deve ser um quarto para bebés e crianças, e não para adultos! Por norma decoramos quartos infantis com mobiliário pequeno, mas à nossa altura. Uma cómoda para a roupa à nossa altura. Um cama pequena à nossa altura, um roupeira à nossa altura, prateleiras à nossa altura…. e isto tudo num quarto que não é para nós.

Se no inicio o quarto deve ser o mais cómodo para os pais enquanto cuidam do bebé, quando a a criança começa a gatinhar e dar os primeiros passos, ele deve ser alterado para a sua altura.

Já pensaram como seria se vivêssemos num quarto decorado e preparados para gigantes? De certeza que é assim que as crianças olham para os seus quartos! Se a nossa cama fosse demasiado alta e cheia de grades, iríamos arranjar mil maneiras de conseguir sair dela. Será que não é assim que também as crianças a encaram?  Um desafio sempre pronto a transpor?

QUARTO MONTESSORI

VAMOS PASSAR À PRÁTICA?

Estes são os elementos principais a colocar num quarto montessori.

CAMA


Em vez de camas altas e com grades, devem existir colchões ao nível do chão de forma a oferecer mais liberdade para os pequenos, para que se possam deitar e levantar sempre que quiserem. O método Montessori defende que a cama deve ser assim para que a criança possa entrar e sair da cama sozinha de forma a desenvolver estímulos de liberdade e independência.

QUARTO MONTESSORI

 

BRINQUEDOS


Os brinquedos também devem estar á mão das crianças para que elas possam ir buscá-los sempre que queiram. Brinquedos maioritariamente didácticos de forma a estimular o desenvolvimento da criança e de preferência sem pilhas, para ajudar a desenvolver a criatividade.

Vamos só pensar nisto: quantas vezes entregaram ao vosso filho um brinquedo super giro e ela só quer brincar com a tampa de uma caixa?

De certeza que isso já vos aconteceu, e pode muito bem ser uma pista para o que defende este método.

QUARTO MONTESSORI

Para não gerar monotonia e estimular cada vez mais a criança, os brinquedos devem ser trocados de 15 em 15 dias.

Mesmo que o brinquedo preferido vá embora, a criança irá adaptar-se.

Vai arranjar novos métodos sozinha para brincar com as novidades e obrigar-se a evoluir.

ARMÁRIOS


Armários baixos são das peças chave deste método. Se tal como a cama, devemos colocá-la ao nível da criança, aqui não é diferente. Formas de abertura simples, para que a criança possa facilmente arrumar os seus brinquedos, sapatos, roupa, etc.. Dar opções à criança para que seja ela a decidir e a tornar-se mais independente, vai ajudar a criança a desenvolver-se com mais confiança.

QUARTO MONTESSORI

ESPELHO


Um espelho é essencial num quarto montessoriano para que a criança se possa reconhecer. Na prática todas as crianças gostam quando os pomos em frente a um espelho. A verdade, é que durante os primeiros anos, os espelhos não estão à altura deles e por isso, ver-se é uma novidade! Para incentivar o auto-descobrimento deve colar-se um espelho no quarto. Neste ponto a segurança é essencial, pelo que o espelho deve estar totalmente colado a uma placa de madeira e só depois essa placa deve ser fixa à parede, para garantir que, caso se parta, não caiam peças no chão.

BARRA


Tal como no Ballet. Uma barra horizontal na parede ajuda a que a criança fique em pé e comece a dar os primeiros passos, pois desenvolve desenvolver a postura e o equilíbrio.

QUARTO MONTESSORI

 

TAPETES


O tapete deve ter texturas de forma a proporcionar experiências sensoriais e delimitar o espaço da brincadeira. Além de estimular ensina a respeitar limites, e com o tempo a criança vai perceber que o espaço para brincar é ali.

 

QUARTO MONTESSORI

PRATELEIRAS


Também estas deves ser colocadas ao nível do olhar da criança, de forma a que ela possa ir buscar o brinquedo, ou o livro à escolha sem ter de pedir ajuda.

 

SEGURANÇA


Numa ambiente com elementos ao alcance das crianças, a principal preocupação dos pais é a segurança.

 

Além de todas as medidas de segurança básicas no quarto de uma criança, com este método, surge a necessidade de acrescentar outras a um quarto montessori:

  • evitar móveis ou elementos com quinas.
  • retirar os vidros aos quadros.
  • fixar todos os objectos na parede com fita dupla. Evitar o uso de pregos.
  • Colar o espelho na totalidade a uma madeira ou outro tipo de suporte traseiro.
  • Fixar todos os móveis à parede.

 

 

Resumindo e baralhando.

Este método ajuda a criança a desenrrascar-se sozinha!

Estimulando o crescimento, desenvolvimento, auto conhecimento e independência e pode ser utilizado mesmo que a criança não durma no quarto. Rapidamente ela vai apaixonar-se por ele e querer passar lá mais tempo, e será muito mais fácil na altura de passar a dormir no quartinho dela.

 

Gostaram destas dicas de como preparar um quarto Montessori?

 

Fiquem por aí para saber onde comprar tudo no próximo artigo.

Obrigado por lerem.

Beijos, Cat.

 


INSPIRA-TE PARA DECORAR QUARTOS MONTESSORI NO PINTEREST


 

QUARTO MONTESSORI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *