DECORAÇÃO

DIA DE REIS- A TRADIÇÃO DA ROMÃ

DIA DE REIS, A TRADIÇÃO DA ROMÃ


Dizem que a Romã tem 613 bagos, mas… quem é que se atreve a contar?

Se já dá trabalho tirá-las, nem quero pensar contá-las! Além disso há sempre umas que se esmagam ou saltam para o chão no processo.. atrevo-me a dizer que é incontável!

Continuando… 613 são exactamente o número de mandamentos ou provérbios Judaicos (Mitzvots) que existem na Tora. Por isso os Judeus comem romãs no feriado Rosh Hashanah.

No dia de Reis, a tradição da romã diz que os católicos comem a romã no Dia de Reis para pedir saúde, dinheiro, paz e amor.

Também é costume cá em casa guardar-se a coroa (que deve estar inteira) em cima de uma moeda durante todo o ano, para que o dinheiro não falte! Eu guardo-a sempre dentro deste pratinho de vidro com campânula.

Já uma vez guardei a coroa com uma nota de 5€ e não foi dessa que me saiu o Euromilhões, por isso qualquer moeda serve, o que interessa é o simbolismo!

DIA DE REIS- A TRADIÇÃO DA ROMÃ

No ano seguinte, repete-se o processo e oferece-se a moeda do ano anterior a um pobre. No meu caso dou sempre a um arrumador (shame on me!), espero que isso não dê cabo da crença!

Arrumadores deste país, segunda-feira já sabem, tenho 1€ para dar!

DIA DE REIS- A TRADIÇÃO DA ROMÃ

A coroa deve estar inteira, por isso há que escolher a dedo a romã na altura de comprar. Também deve ser comida nesse dia (há que rentabilizar!).

Acreditem ou não, ou pelo sim pelo não, ia já a correr ao supermercado lutar pela romã com a coroa mais linda! 😀

Obrigado por lerem.

Beijos, Cat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *