DECORAÇÃO

FLORES SECAS PARA DECORAR

FLORES SECAS PARA DECORAR


Se já me segues a algum tempo sabes que as flores secas são um must-have para mim em qualquer estação e para qualquer decoração.

.

Maioritariamente em tons neutros e terra, as flores secas inundaram o mundo através do Instagram e do Pinterest. Para onde quer que se olhe, está uma decoração espetacular, e adivinhem… tem flores secas para decorar!

.

Uma das perguntas que mais me fazem é onde comprei as flores secas, que flores secas uso ou onde encontrar já arranjos feitos.

Pouco entendo de flores, por isso não esperem aqui nenhum estudo sobre o ciclo de vida da flor, a ideia é um roteiro prático sobre todas as flores secas que moram cá em casa e que uso para decorar.

.

ONDE COMPRAR


Uma das marcas de floristas online que tem bouquets de flores secas, é a Colvin, e uma dica que podemos fazer é pedir um ramo, usá-lo primeiramente como chega a casa, e depois para variar, dividir as espécies de flores, e usar segundo o nosso gosto, sozinhas ou combinadas de diferentes formas.

A Colvin também tem várias opções de bouquets já predefinidos, escolhe as cores que mais gostares, e depois, o céu é o limite para o que podes fazer com elas!

Em alternativa, e caso passem um dia por um mercado ou por uma das lojas que vendem esta marca, eu gosto bastante das flores da Maria da 2for1design. Ela foi um bocadinho também responsável pelo meu gosto por decorar com flores secas e preservadas, porque apresenta sempre espécies diferentes de flores e conjugações mais alternativas.

Além disso, fazem regularmente workshops que ensinam a criar toda uma série de coisas com flores sejam arranjos, coroas ou acessórios!

.

Existem algumas floristas de rua que já têm alguma coisa, mas nunca é muita variedade, é uma questão de pesquisares nas da tua zona.

Além da compra, tens também a possibilidade de colheres algumas delas.

A maior parte das flores ou ramos que uso para decorar, são colhidos por mim já secos. Não saio de casa para procurar, vou apenas estando atenta ao que me rodeia e caso veja alguma, ataco!

.

Tenho sempre no carro uma tesoura, e sempre que passo por alguma que goste, corto e levo para casa.

.

AS FLORES QUE USO PARA DECORAR


PAMPAS (Cortaderia Selloana)


FLORES SECAS PARA DECORAR

Sempre que posto uma foto no Instagram que tenha pampas, são chuvas de mensagens sobre esta pequena maravilha que é conhecida maioritariamente por “plumas”.

.

As Pampas podem ser compradas, mas maioritariamente, elas são colhidas e tanto há no campo como na cidade. Ultimamente, cresceu exponencialmente a cobertura das mesmas, e já existe mesmo um grupo de “extintores de pampas”.

.

Esta planta é uma planta invasora. Propaga-se com muita facilidade e tente a reinar no solo onde está. Não deixa crescer mais nenhuma espécie, e por isso mesmo, não deve ser cultivada nem incentivada a sua propagação.

No entanto, elas existem, e nós enquanto as virmos, só podemos bater palminhas e garantir que no transporte até casa, temos cuidado para não espalhar a semente por onde passamos.

Tendo este cuidado para proteger o ambiente, há luz verde para as termos na nossa casa (lá é que não se propagam mesmo)!

.

A maior parte, não têm aquela folhagem tão densa como gostaríamos, um truque é passar-mos com o secador do cabelo ao contrário do sentido da rama, para que fique mais densa, e depois para que não largue lixo e se mantenha com aquele aspecto mais denso, usar laca do cabelo para fixar.

.

View this post on Instagram

PAMPAS! As mensagens que vocês me mandam a perguntar onde podem comprar pampas! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para quê comprar o que se pode colher? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Eu nunca compro e sei o que estás a pensar, "mas eu vivo na cidade"… ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Surpresaaaa é lá que elas estão. No campo também há, claro, mas nas cidades há mesmo muitas. É comum serem plantadas junto de estradas para ocultar a visibilidade para prédios pois adquirem uma altura de 3 metros ou mais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Acredita em mim, depois de conheceres a planta, vais vê-la EM TODO O LADO! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E porque sou vossa amiga, deixo-vos na segunda foto uma imagem da planta. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A partir de agora, é a melhor altura para serem colhidas porque já nasceram em Julho e como já apanharam bastante vento já nao deitam tanto desperdício. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mas atenção, nas cidades é muito comum serem cuidadas pelo município e como tal são cortadas todos os anos quando estão maiores, agarrem as vossas mal possam! . . . #instadesigndecor #decorinspirations #decortip #decorlife #homelovers #homesweethomedecor #bloglogiaig #homedecortips #designforlife #interiordesigninspo #minimalhomedecor #minimalistdesigner #minimalproject #decoracaominimalista #decoracaodeinteriores #decoracaodeinterioreslover #blogdedecoracao #pampas #capim #portugalbloggers #designporacaso #inspoblog #decoracaodacasa #tudodecoracao #homedesignideas #homedesigntips

A post shared by Catarina Braz (@designporacaso) on


MOEDAS DO PAPA (LUNARIA NATURAL SECA)


FLORES SECAS PARA DECORAR

.

Toda a vida as conheci como moedas do papa. A minha avó sempre teve destas flores, que na verdade têm de ser descascadas para ficarem assim bonitas!

.

Além desse nome, também respondem pelo nome de Planta do Dinheiro ou Sementes Lunaria.

.

https://www.instagram.com/p/B69EfrGpBti/

FLOR RABO DE RAPOSA (LAGURUS SECOS)


FLORES SECAS PARA DECORAR

.

Nunca na vida, pensaria que uma flor pudesse ser conhecida por “rabo de raposa” mas a verdade é que são mesmo parecidos!

.

Branquinha e delicada, é uma flor muito bonita para decorar.

.

Conjugada com outras também funciona, mas o meu ramo preferido desta flor é mesmo composto só por elas.

Costumo montar um arranjo desta flor, criando diversas alturas e inclinações para criar dinamismo.

.

Quando o espaço já tem muita decoração e querem só um pequeno apontamento, esta flor é ideal.

.

https://www.instagram.com/p/B5Q59iXp_xd/


BROOM BLLOM


Comprei na Romeira, da Av. de Roma, em Lisboa.

EUCALIPTO


.

Compro verde mas acabo por secar em casa. Até que seque ponho no chuveiro. A água quente tem um efeito libertador dos óleos essenciais de eucalipto e tem bons benefícios, vê aqui.

.

https://www.instagram.com/p/B9xP6YdnHs6/
O eucalipto compro na N’flor da Avenida Rio de Janeiro, em Alvalade, Lisboa.

FOLHAS DE PALMEIRA


Se há flor indicada para uma decoração minimalista é esta.

Rende imenso, e fica super bonito numa jarra solitária, apenas só com um ramo.

FLORES SECAS PARA DECORAR

.

Em várias versões, estes ramos secos de palmeira são do ocupam imenso espaço, tanto, que em algumas ocasiões, um só pode ser suficiente para uma jarra.

.

Tenho vários formatos e cores terra. Comprei na 2for1design e na Hôma.
https://www.instagram.com/p/B1UhM30hFnz/

SEMENTE DE PAPOILA (PAPAVER)


Estas comprei na Casashops.

.

São tão giras estas flores secas!

São super altas, e podem ser uma opção para jarras de maior dimensão.

.

Criam dinamismo e são bastante vistosas pela sua forma única.

.

Além de que, se abanadas, podem ouvir as sementes de papoila todas a dançar lá dentro.

.


BANKSIA SECA


A Banksia comprei na Cartune Store, em Lisboa.

.

Linda que só ele. Por norma tem um cor mais avermelhada no centro, mas depois de muito seca perde essa cor. Eu pessoalmente gosto mais assim 🙂

.

Fica lindo em ramo combinada com outras espécies, ou pousada num mesa, como este exemplo:

https://www.instagram.com/p/B7hGHr7HPk7/

BUGALHOS


Os Bugalhos comprei na n’Flor da Av. Rio de Janeiro, Lisboa.

.

Não sei o nome comercial mas, costumamos chamar-lhe bugalhos.

.

São ramagens lindas para decorar jarras transparentes, e com tons e mood de outono/inverno.

.


FLOR DE ALGODÃO


Esta ramagem comprei na Hôma.

.

A flor de algodão é um clássico!

.

Além de decorativa, é super didática para ensinar aos miúdos lá em casa de onde vem o algodão.

.


BARBA NATURAL / ESPIGA


Esta comprei na 2fordesign.
FLORES SECAS PARA DECORAR

.

Outro clássico!

A espiga é bastante conhecida. Se pretendem decorar uma casa campestre, esta flor seca é super indicada, quem sabe não terão mesmo no vosso jardim!

.

Os tons terra deixam adivinhar que se irá enquadrar bastante bem numa decoração minimalista mas Boho!

.

Espero que tenham gostado desta viagem na companhia de flores secas para decorar. Todas as que não estão indicadas na imagem onde comprei, é porque colhi!

Também podem ver as minhas plantas naturais preferidas neste post.

Obrigado por lerem.

Beijos, Cat.


INSPIRA-TE PARA DECORAR COM FLORES SECAS! CLICA AQUI


FLORES SECAS PARA DECORAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *