A moda do Macramé veio para ficar e já é um must-have na decoração boho-chic!
Com quantos nós se faz macramé? Bem, se contarmos só com os básicos, são quatro.
Depois, é repetir, misturar, entrelaçar e sobrepor sem grandes limitações.
O macramé tem história e, na Europa, começa precisamente na Península Ibérica, no século XIII, onde foi introduzido por artesãos árabes.
Na origem da palavra que hoje usamos está “migramah”, que é como quem diz “franja decorativa”.
Hoje, macramé quer dizer nó.
O que começou por peças essencialmente decorativas, hoje, já pode encontrar-se em vários formatos, desde suportes para plantas, candeeiros, pufs, bijuteria, roupa e acessórios de mobiliário.
O macramé entrou diretamente nos catálogos de casas de sonho e com ele a vontade de aprender a técnica.
São vários os tutoriais de “DIY- Do it Yourself” que podemos encontrar pela internet. A técnica é simples mas é preciso imaginação e algum jeito, mas se não for o caso, o melhor mesmo é comprar um já pronto.
Por cá, já começamos a vê-los em algumas lojas de decoração.
Estas são algumas das sugestões à venda na La Redute para a decoração da sua casa.
Além da decoração de parede, sugere também candeeiros.
Também a loja VIVA já tem uma colecção capsula de macramés inspirados em caça-sonhos, tão na moda nos dias de hoje, e pode comprá-los aqui.
Para quem queira algo inovador, único, com um design mais cuidado e à sua medida, são várias as marcas que se dedicam agora, praticamente em exclusivo, a esta arte.
É o exemplo da marca Cramet que trouxe para a realidade um sonho de mãe e filhas.
Criam em Lisboa mas entregam em todo o país. Estes são alguns exemplos das suas criações.
A Casulo também é uma marca portuguesa que se dedica a esta arte. Além de uma colecção própria onde já inclui muito mais do que apenas macramé de wall decor, adora desafios e concretiza a sua ideia. Além disso, ensina a técnica através de worshops, vende kits DIY e usa o macramé para decorar eventos. Visite a página da Casulo aqui.
Outra marca Portuguesa é a TEXMB. Além da venda, também se dedica à decoração de eventos com macramés e ao ensino da técnica através de workshops regulares. Conheçam mais desta colecção aqui.
Se é o seu estilo atire-se de cabeça a esta tendência!
Pode fazer, comprar, pedir para fazer ou alugar para decorar. Como não importa, o que interessa é trazer para a sua vida o que lhe faz feliz!
Obrigado por lerem.
Beijos, Cat