DECORAÇÃO

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI


Já ouviram falar de Montessori, mas só conheces o conceito “cama casinha”, vou ensinar-te a importância da decoração do quarto Montessori.

Então este é o artigo indicado para ti!

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

MARIA MONTESSORI

Além de educadora, foi a primeira mulher italiana diplomada em medicina.

Maria Montessori promoveu o método da AUTO-EDUCAÇÃO. 

“A criança deve tornar-se capaz de aprender sozinha através das suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.”

O SEU MÉTODO FICOU CONHECIDO COMO MÉTODO MONTESSORI


QUARTO


.

Contrariamente a tudo a que estamos habituados, um quarto montessori deve ser um quarto para bebés e crianças, e não para adultos!

.

Por norma decoramos quartos infantis com mobiliário pequeno, mas à nossa altura. Uma cómoda para a roupa à nossa altura. Um cama pequena à nossa altura. Um roupeiro à nossa altura. Prateleiras à nossa altura…. e isto tudo num QUARTO QUE NÃO É PARA NÓS.

.

Se no inicio o quarto deve ser o mais cómodo para os pais enquanto cuidam do bebé, quando a criança começa a gatinhar e dar os primeiros passos, ele deve ser alterado para a sua altura.

.

Já pensaram como seria se nós enquanto adultos, vivêssemos num quarto decorado e preparado para gigantes?

De certeza que é assim que as crianças olham para os seus quartos!

Se a nossa cama fosse demasiado alta e cheia de grades, iríamos arranjar mil maneiras de conseguir sair dela. Será que não é assim que também as crianças a encaram?  Um desafio sempre pronto a transpor?

.

E a segurança no meio de tudo isto? O que será mais seguro? Cair de uma cama de grades? Ou rebolar de uma cama Montessori para o chão? 

Fiquem por aí para ver todas as vossas dúvidas esclarecidas!

.


DORMIR


.

Por isso tudo, Montessori defende que, em vez de camas altas e com grades, devem existir colchões ao nível do chão de forma a oferecer mais liberdade para os pequenos, para que se possam deitar e levantar sempre que queiram.

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

.

A cama deve ser assim para que a criança possa entrar e sair da cama sozinha de forma a desenvolver estímulos de LIBERDADE e INDEPENDÊNCIA.

.

No momento certo, a cama vai deixar de parecer “castigo”. Vai ser um local de brincadeira, um sítio para onde a criança pode livremente subir durante o dia para brincar, ler e até dormir a sesta sem amuos.

Quando a cama for percepcionada pela criança como um “sítio fixe”, quem sabe a hora de ir dormir não será muito mais tranquila!

.

Na altura da escolha da cama, são vários os factores a ter em conta, e existem diversas tipologias, comecemos pela mais vista/ mais pedida/ mais na moda!

.

CAMA CASINHA


.

A cama casinha é a cama mais comum que podemos ver nas novas decorações Montessori, e normalmente é escolhida para meninas.

.

No entanto, é aconselhada para quartos maiores e quartos onde não tenham de dividir com irmãos. A cama ocupa exactamente o mesmo espaço que as outras, no entanto a nível visual, parece que enche mais o quarto.

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

CAMA TIPI


Uma diferente tipologia de cama, normalmente escolhida para meninos, mas muito útil para quem tem quartos mais pequenos.

CAMA APENAS COM ESTRADO


Mas não só de estruturas vive as camas Montessori.

De facto, a ideologia que defende que a cama seja ao nível do chão, e para isso as camas não precisariam de ser bonitas, apenas funcionais.

Mas nós na decoração gostamos de tudo bonitinho, certo?

Por isso para quê não fazer bonito?

.

.

Se não tiverem a possibilidade de ter uma estrutura, um estrado e um colchão é tudo o que é preciso. Neste caso, deves apenas ter em atenção que deve existir sempre um pequena altura entre o chão e o estrado, para evitar correntes de ar, acumulação de pó e humidade.

.

Para que fique mais confortável, deve também existir um tapete nessa zona.

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

CAMA DE GRADES TRANSFORMADA


Transforma a cama de grades e cria uma zona sem grades para permitir a entrada e saída sem obstáculos.


VESTIR


 

.

Também na altura de vestir, é essencial que a roupa esteja ao nível da criança.

.

Por norma todos os quartos já têm um roupeiro onde guardam todas as roupas e deve ser mantido. Na decoração do quarto Montessori a ideia é criar algo temporário, até que a criança consiga livremente funcionar com o seu roupeiro original.

.

Aqui o truque é criar um local onde a criança consiga escolher livremente a roupa e o calçado para estimular a INDEPENDÊNCIA, LIBERDADE E CONFIANÇA.

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

.

Claro que a escolha deve ser orientada! Podemos lá colocar todos os dias peças de roupa previamente escolhidas por nós, e criar a ilusão à criança que ela as escolhe o conjunto.

.

Existem no mercado, diversas alternativas. Estas são as mais completas mas apenas exequíveis em quartos grandes e que tenham espaço para isso.

.

.

Para quartos mais pequenos podemos colocar um cabide para cruzetas, ou adaptar suportes em prateleiras, como estas.

.


OLHAR


Um espelho é essencial na decoração do quarto montessori para que a criança se possa RECONHECER.

Todas as crianças gostam quando os pomos em frente a um espelho porque na verdade, elas passam demasiado tempo sem ser ver.

A verdade, é que durante os primeiros anos, os espelhos não estão à altura deles e por isso, ver-se é uma novidade!

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

.

Para incentivar o auto-descobrimento deve colar-se um espelho no quarto. Neste ponto a segurança é essencial, pelo que o espelho deve estar totalmente colado a uma placa de madeira e só depois essa placa deve ser fixa à parede, para garantir que, caso se parta, não caiam peças de espelho no chão.

.

Tal como no Ballet. Uma barra horizontal na parede em frente ao espelho, ajuda a que a criança fique em pé e comece a dar os primeiros passos, pois desenvolve a POSTURA e EQUILÍBRIO.

.

DECORAÇÃO DO QUARTO MONTESSORI

AUTO-RECONHECIMENTO AUTO-ESTIMA

são dois dos estímulos que estamos a dar à criança com a implementação de um espelho.


SER


FOTO DE FAMÍLIA


Colocar sempre um foto com a família mais próxima na mesinha de cabeceira promove o reconhecimento, e o amor.

Para saberes mais sobre Montessori, aguarda pelo próximo post que irei falar sobre mais zonas que podemos implementar dentro do quarto Montessori.

Obrigado por lerem, 

Beijos Cat.


INSPIRA-TE PARA MAIS DECORAÇÕES MONTESSORI AQUI.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *