A tendência dos últimos anos é fazer crescer a cama. King ou Queen, as camas são cada vez maiores e os quartos a ser vendidos com cada vez menos m2, mas nada de preocupações, a decoração tem uma solução para isso! Seja o quarto pequeno ou grande, queremos sempre mais área, certo?
Este truque é infalível para ver fazer crescer o quarto!
ESCOLHER A MESA DE CABECEIRA CERTA!
Vão reparar que em todas as soluções, existe um detalhe comum entre elas. Nenhuma vai até ao chão. Com pernas ou suspensas esta é a resposta para a mesa de cabeceira ideal para quem não quer sobrecarregar o espaço, sob risco de parecer mais pequeno. Outra tendência comum é a ausência de gavetas para a arrumação.
QUEM DISSE QUE TINHAM DE SER IGUAIS?
Não está escrito em lado nenhum que as mesas de cabeceira têm de ser iguais! A não ser que ambos os ocupantes tenham exactamente o mesmo gosto e exactamente as mesmas necessidades, eu opto por mesas de cabeceira diferentes que se conjuguem.
E se numa cama de casal só dormir uma pessoa? Compre só uma!
Ah e se depois eu quiser comprar outra e já não existir a mesma colecção? Compre diferente. Até lá sempre tem mais espaço livre no seu quarto.
MESAS DE CABECEIRA MINIMAL
Quanto mais pequenas, mais espaço o quarto parecerá ter!
Escolha só uma prateleira, use um banco ou uma cadeira, tudo pode funcionar desde que conjugue com a decoração que traçou para o seu quarto.
O importante neste caso é que exista pouca decoração fixa e mais espaço para que durante a noite consiga colocar as suas coisas. Em todos os casos dado a dimensão reduzida da superfície será importante que a iluminação fique suspensa.
Neste caso específico, e porque na decoração nada é por acaso, esta mesa de cabeceira apesar de ter mais arrumação, e visualmente parecer que pode ocupar “mais espaço”, o facto de ter apenas dois apoios no chão dá-lhe 0 equilíbrio necessário para que continue a ser uma mesa minimalista e possa ser usada neste conceito. Esta pelo contrário já é uma peça de decoração statement que pode ser o ponto de partida para toda a decoração do espaço.
Outra solução muito na moda são as prateleiras suspensas com corda. Neste caso, e a sua superfície será muito pequena, e o utilizador do quarto terá de ter perfil para isso. Outro factor a ter em conta é a iluminação, que terá de ser feita com apliques na parede, Deve também ser evitado a colocação de objectos que se partam ou danifiquem, pois a superfície não é estável com este tipo de suspensão.
SEM MESA DE CABECEIRA
Será possível viver sem ela? Novamente depende do utilizador. Mas sim, é possível. Vejam por exemplo este caso, onde um escalão na parede funciona simultaneamente como cabeceira da cama e ainda como superfície de apoio. Esta solução é muito usada em quartos com áreas reduzidas onde praticamente só cabe uma cama. A cor da parede é essencial para criar textura e dimensão ao espaço para que não pareça vazio.
Se quer tirar o máximo partido da área do seu quarto, estas são soluções que pode adoptar para o modificar.
Ponha mãos à obra e dê largas à sua imaginação.
Obrigado por lerem.
Beijos, Cat