100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Já ouviste falar de Montessori mas só conheces o conceito “cama casinha”? Preparei este artigo com os meus 100 favoritos para decorar Montessori e hoje vou ensinar-te a importância do uso da decoração Montessori em casa.

Maria Montessori além de educadora foi a primeira mulher italiana diplomada em medicina e promoveu o método da auto-educação. “A criança é capaz de aprender sozinha através das suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.”

O seu método ficou conhecido como método Montessori.


~ MONTESSORI NO QUARTO ~


100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Contrariamente a tudo a que estamos habituados, um quarto montessori deve ser um quarto para bebés e crianças, e não para adultos!

Por norma decoramos quartos infantis com mobiliário pequeno, mas à nossa altura. Uma cómoda para a roupa à nossa altura. Um cama pequena à nossa altura. Um roupeiro à nossa altura. Prateleiras à nossa altura…. e isto tudo num QUARTO QUE NÃO É PARA NÓS.

Se no inicio o quarto deve ser o mais cómodo para os pais enquanto cuidam do bebé, quando a criança começa a gatinhar e dar os primeiros passos, ele deve ser alterado para a sua altura.

Já pensaram como seria se nós enquanto adultos, vivêssemos num quarto decorado e preparado para gigantes?

De certeza que é assim que as crianças olham para os seus quartos.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Vamos pensar nisto: Se a nossa cama fosse demasiado alta e cheia de grades, iríamos arranjar mil maneiras de conseguir sair dela, certo? Será que não é assim que também as crianças a encaram?  Um desafio sempre pronto a transpor?

E a segurança no meio de tudo isto? O que será mais seguro? Cair de uma cama de grades? Ou rebolar de uma cama que já está ao nível do chão?

Prepara-te porque estão aqui mais de 100 favoritos para decorar Montessori, os meus preferidos e vou explicar-te o porque de os usares no quarto das tuas crianças.


ZONA DE DORMIR


Montessori defende que em vez de camas altas e com grades, devem existir colchões ao nível do chão de forma a oferecer mais liberdade para os pequenos, para que se possam deitar e levantar sempre que queiram.

A cama deve ser assim para que a criança possa entrar e sair sozinha de forma a desenvolver estímulos de LIBERDADE e INDEPENDÊNCIA.

No momento certo, a cama vai deixar de parecer “castigo”. Vai ser um local de brincadeira, um sítio para onde a criança pode livremente subir durante o dia para brincar, ler e até dormir a sesta sem amuos.

Quando a cama for percepcionada pela criança como um “sítio fixe”, quem sabe a hora de ir dormir não será muito mais tranquila! 

Clica em cima das imagens para ires directamente para o site de venda de cada uma.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Estas são algumas opções, mas lembrem-se que são todas válidas, estes e outras, desde que o acesso independente à cama seja facilitado! Por exemplo pode ser um colchão com um pequeno estrado apenas, e se quiserem dar-lhe um ar de cama, acrescentem cabeceiras na parede ou pendurem no tecto um Canopy para recriar uma tenda.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Um espelho também é essencial na decoração do quarto montessori para que a criança se possa RECONHECER.

Todas as crianças gostam quando os pomos em frente a um espelho porque na verdade, elas passam demasiado tempo sem ser ver.

AUTO-RECONHECIMENTO AUTO-ESTIMA são dois dos estímulos que estamos a dar à criança com a implementação de um espelho.

A verdade, é que durante os primeiros anos, os espelhos não estão à altura deles e por isso, ver-se é sempre uma novidade! 

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
 

Para incentivar o auto-descobrimento deve colocar-se um espelho no quarto. Neste ponto a segurança é essencial, pelo que o espelho deve estar totalmente colado a uma placa de madeira e só depois essa placa deve ser fixa à parede, para garantir que, caso se parta, não caiam peças de espelho no chão.

Tal como no Ballet. Uma barra horizontal na parede em frente ao espelho, ajuda a que a criança fique em pé e comece a dar os primeiros passos, pois desenvolve a POSTURA e EQUILÍBRIO.


ZONA DE VESTIR


Também na altura de vestir, é essencial que a roupa esteja ao nível da criança.

Por norma todos os quartos já têm um roupeiro e deve ser mantido. Na decoração do quarto Montessori a ideia é criar algo temporário, até que a criança consiga livremente funcionar com o seu roupeiro original.

Aqui o truque é criar um local onde a criança consiga escolher livremente a roupa e o calçado para estimular a INDEPENDÊNCIA, LIBERDADE E CONFIANÇA.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Claro que a escolha deve ser orientada! Podemos lá colocar todos os dias peças de roupa previamente escolhidas por nós, e criar a ilusão à criança que é ela que as escolhe e compõe o seu conjunto.

Existem no mercado, diversas alternativas. Estas são as mais completas mas apenas exequíveis em quartos grandes e que tenham espaço para isso. Num quarto mais pequeno também é fácil adaptar!

Em vez de um suporte de chão, usa prateleiras com cabides por exemplo, como o vais fazer é pouco importante, desde que consigas implementar algo que funcione estará sempre certo!

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

ZONA DE BRINCAR / LER / DESENHAR


 

O tema brinquedos é sempre muito sensível! Dificilmente estão sempre arrumados e quase nunca são usados mais que 5minutos! A verdade é que as crianças conseguem ser criativas sem que o brinquedo faça grande coisa contrariamente ao que pensamos!

Quantas vezes os vemos interessados em comandos da tv, chaves de carros e tampas de Tupperware? 

Montessori defende que os brinquedos devem estar à vista da criança, sempre em número limitado e rotativo. Defende que a criança sabe evoluir ao aprender as várias formas diferentes de brincar com um mesmo brinquedo dando-lhe diferentes funções. E claro que as crianças precisam de evoluir e brincar com coisas novas, e Montessori dá-nos uma ideia:

Ter brinquedos sempre à vista! Vamos pensar… Se a criança sabe sempre onde está o brinquedo para o ir buscar então sabe onde é o sítio dele para arrumar certo? É por isso que devem estar visíveis em prateleiras para estimular a INDEPENDÊNCIA da criança. 

Por outro lado também ensina que os brinquedos devem ser rotativos. Retirar os brinquedos que já não oferecem estímulo nem evolução à criança é um execute truque para minimizar a confusão dentro do quarto e favorecer o crescimento da criança de forma gradual. Em substituição devem colocar-se novos de acordo com a etapa de vida da criança.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

O que podem fazer é arrumar os brinquedos que querem que fiquem ocultos em gavetas, caixas, cestos ou arcas e ir substituindo. Sistemas de arrumação também são muito úteis para crianças mais crescidas dando-lhes sentido de ORGANIZAÇÃO e RESPONSABILIDADE.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Já os livros, devem ser dispostos de uma forma super especial!

Como as crianças ainda não sabem ler apenas escolhem o livro pela capa e não pela lombada, dessa forma a arrumação dos livros deve ser sempre com as capas dos livros vidradas para a frente para proporcionar uma escolha AUTÓNOMA.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Caso não existam no quarto móveis para o efeito podes instalar facilmente prateleiras simples, sendo que as que têm barra frontal serão sempre mais seguras para expor livros expostos pela capa.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Nessa zona de APRENDIZAGEM também é importante colocar uma mesa e cadeiras para que estimule o desenho e a CRIATIVIDADE na altura de brincar.

Usar mais que uma cadeira estimula a PARTILHA, pelo que se devem sempre colocar mais que uma cadeira para que a criança perceba que pode ter companhia e incentivar a mesma.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Mas desenhar não precisa ser apenas na mesa!

As crianças adoram pintar em pé (e normalmente paredes!) por isso adoram rolos de papel para pintar na parede!

É verdade! Se a criança tiver um sítio especifico para pintar e desenhar na vertical, não vai ter vontade de pintar paredes pois deixa de ser novidade e “proibido”. Existem vários suportes que podes comprar, mas quase nenhum em madeira e específico para fixar na parede. Por isso já sabes, se não há, faz! 🙂 

E claro que este suporte DIY tinha de estar aqui nos meus 100 favoritos para decorar Montessori!


MONTESSORI NA ENTRADA 


Mas não é só no quarto que podemos estimular a independência da criança e os meus 100 favoritos para decorar Montessori continuam! A zona da entrada também é perfeita, e com a ajuda de mobiliário como este passa a existir um local fixo onde deixar casacos, sapatos, chinelos e mochilas sem que ande tudo espalhado e de forma autónoma todas as crianças irão conseguir preparar-se para sair de casa.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

MONTESSORI NA COZINHA 


Também a cozinha é um excelente local! As torres de aprendizagem evolutivas são perfeitas para estimular a autonomia da criança. Como fazemos muita coisa na cozinha, é natural que a criança nos queira acompanhar. Devemos ajuda-la a cumprir esse desejo para estimular a sua evolução e dessa forma podemos dar-lhe ferramentas para isso 

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Cozinhas ou outros electrodomésticos infantis também podem ser instalados na zona da cozinha para estimular a criança e para que possa estar a brincar junto de nós.

Podes juntar a estas cozinhas um pequeno depósito de agua com torneira para que a criança possa livremente sempre ir buscar a sua água, armazenar sempre lá os seus copos, talheres e pratos para que possa por a mesa sozinha, usar a máquina de lavar a roupa de brincar como depósito da sua roupa suja… usem a imaginação para criar momentos evolutivos para as vossas crianças.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

MONESSORI NA CASA DE BANHO

Da mesma forma, na casa de banho existem móveis que permitem que a criança seja independente dado que não chega ao lavatório dos adultos.

Caso tenhas espaço, estes módulos são perfeitos para que consigam lavar as mãos, a cara, os dentes e pentear-se sempre de forma autónoma.

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Inspirem-se para criar cantos em casa para estimular as vossas crianças. Na lavandaria, nas limpezas ou no exterior, todas podem ser boas opções, até criar uma horta infantil! Cuidar da casa ou de plantas é um super estímulo à RESPONSABILIDADE!

100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI
100 FAVORITOS PARA DECORAR MONTESSORI

Espero que tenhas gostado dos meus (muito mais que) 100 favoritos para decorar Montessori e que tenha conseguido ajudar-te a compreender as bases da pedagogia Montessori usando a decoração em casa. 

Deixa nos comentários as tuas peças favoritas dos 100 favoritos para decorar Montessori e acompanha o meu instagram onde podes encontrar mais inspirações Montessorianas e muitos DIY’s!

Um beijinho, Cat.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


À Procura de Algo?