COMO ORGANIZAR A DESPENSA?
Olá! Eu sou a Catarina e eu já tive uma despensa desorganizada!
Se não fazes ideia como organizar a despensa e estás completamente perdida, sabe que eu já estive nesse impasse. Não sabia por onde começar, os frascos que eu gostava eram caríssimos, e levou algum tempo para conseguir chegar à fórmula perfeita. Horas de pesquisa, estudo e avaliação das melhores soluções para despensa levaram a que agora também te possa ajudar a ti a conseguires organizar e decorar a tua!
〉〉〉AVALIAR
~ ONDE É (OU VAI SER) A DESPENSA?
Primeiro que tudo, cada casa é uma casa! E nenhuma despensa é igual, por isso a primeira coisa que precisas avaliar é “que tipo de despensa posso montar em minha casa?”.
“Tenho uma pequena divisão para este propósito? Utilizo móveis da cozinha para o efeito? Ou compro um móvel apenas para esse propósito? Com portas ou sem portas? Tudo importa quando pensares nela e a primeira decisão que precisas de tomar é “ONDE É A MINHA DESPENSA”.
Ela pode ser de variadas formas, verifica se alguma destas pode ser a tua solução:
Na maioria dos casos, o tamanho da nossa despensa é sempre menor do que necessitamos, por isso é essencial pensa na despensa de acordo com o espaço que temos ou conseguimos implementar. Só depois é que podemos perceber o “O QUE VOU CONSEGUIR PÔR NA DESPENSA?”.
~ O QUE VOU CONSEGUIR PÔR NA DESPENSA?
Se conseguires pôr tudo, perfeito, mas caso não exista espaço suficiente terás de fazer opções. Colocar especiarias dentro de uma gaveta, criar uma zona mais acessível para que o necessário para o pequeno almoço não fique na despensa, usar carrinhos para as batatas, alhos e cebolas, tudo o que for possível reduzir quando não tens espaço na despensa, melhor. Por isso tem atenção mais à frente quando falarmos de acessórios para organização da despensa que te podem ajudar a criar organização noutras zonas da casa. Mas já lá vamos! Antes disso temos de planear.
〉〉〉PLANEAR
Em todas as tarefas existe um passo fundamental para começar, o planeamento!
~Tenho o tempo necessário? ~ Define um dia em que tenhas tempo para o fazer. Pode ser um processo demorado e complexo, e não há nada pior na nossa criatividade do que esse processo ser interrompido. Escolhe o dia mais livre que consigas.
~ Como vou fazer? ~ O que precisas para esta organização? Separa o que tens e define o precisas para re-organizar a tua despensa.
~ Vou começar a comprar a granel? ~ Comprar a granel é mais ecológico, gera menos desperdício, e é mais económico. Avalia se isso faz sentido da tua rotina.
~ Devo incluir a minha família organização? ~ Sempre que possas, inclui a tua família neste processo. Será mais fácil manter a organização depois, se todos participarem.
~ Moodboard ~ Um moodboard é essencial para começar a planear as tuas compras, e definir o aspecto final que queres para esta decoração. Se nunca fizeste um, vê de seguida como o podes preparar.
Faz um desenho do espaço que tens e como queres que fique o aspecto final. Verifica de forma poderá caber tudo e como preferes organizar a tua despensa.
~ Pesquisa inspiracional ~ A primeira coisa a fazer é uma pesquisa inspiracional de fotos para esta organização. Se precisas de ideias, consultares o pinterest pode ser uma boa opção.
~ adaptação ao espaço ~ é importante que faças o teu plano de acordo com o espaço e tipo de despensa que queres decorar.
~ o que tenho vs o que preciso ~ de acordo com as tuas necessidades, faz uma lista das áreas que precisas de implementar para automatizar a tua rotina. Depois revê o que tens e decide o que precisas comprar para este projeto.
~ onde comprar? ~ em todas as lojas que vendam cestos, frascos e material de organização. Em portugal ou espanha, já podes encontrar tudo e não precisas fazer compras demasiado internacionais pois isso vai fazer-te esperar demasiado tempo e monetariamente não compensa.
~ lista de compras ~ faz uma lista de compras do que precisas de acordo com o espaço que tens, e onde vais comprar. Mantém-te nesse plano quando fores às compras para não gerar gastos desnecessários.
〉〉〉LIMPAR
~ Esvazia ~ retira tudo da despensa e começa do ponto zero, como se nunca tivesse existido a despensa anterior.
~ Limpa ~ Faz uma limpeza de todo o espaço, frascos e acessórios.
~ Verifica prazos de validade ~ Nessa limpeza, verifica os prazos de validade e incluí apenas da despensa o que realmente consomes/usas.
~ Retira tudo o que não pertence ~ Retira tudo o que não pertence a essa despensa. Por norma algumas despensas incluiem também zona de material de limpeza e bricolage. Retira-as dessa zona e destina outra divisão para elas, caso consigas.
~ Organiza áreas ~ separa alimentos de não-alimentos.
~ agrupa por categorias ~ farinhas, cereais, especiarias, temperos (…)
~ ordena ~
em cima: menos utilizados
no meio: mais leves
em baixo: mais pesados
〉〉〉IMPLEMENTAR
Escolhe os recipientes mais versáteis e que permitam uma melhor organização. Na altura de escolheres onde guardares as tuas coisas dentro da despensa, é nisto que tens de ter atenção:
~ Devem ser transparentes pois permitem identificar visualmente e ver quantidade dos alimentos.
~ Idealmente devem ser de vidro para não alterar o sabor nem absorver o odor.
~ As tampas devem ser herméticas que vedem bem para não entrar o ar e não secar.
~ Podem ser re-utilizáveis e permitir menos gastos ao longo do tempo
Os FRASCOS são os meus recipIentes de eleição. Vê aqui como poupar na altura de implementar a despensa.
~ reutiliza frascos ~ aproveita os frascos de vidro de compotas, maionese, feijão, tomate (…) junto com as tampas.
~ limpa e remove os rótulos ~ coloca directamente na máquina de lavar a loiça, ou em água a ferver com detergente da loiça, SEM RETIRAR O RÓTULO. O calor vai ajudar a dissolver a cola do rótulo e o papel vai dissolver-se na água. Existem rótulos mais fáceis e outros mais difíceis mas se ainda assim alguma cola não sair utiliza a dica seguinte:
~ dificuldade em remover resíduos de cola dos rótulos? ~ usa esta mistura infalível de bicarbonato de sódio e azeite!
BICARBONATO DE SÓDIO + AZEITE
Retira o máximo de rótulo que conseguires, e unta a zona da cola com uma pasta de azeite e bicarbonato de sódio. Espera 30min e lava com água quente e detergente da loiça para eliminar os restos de cola. Vais ver que funciona!
〉〉〉ETIQUETAR
Etiquetar é uma excelente forma de identificar os frascos. Evita trocas de alimentos e favorece uma decoração harmoniosa e bonita. Além de que une visualmente todos os frascos de formas e tipos diferentes. É um passo essencial para saberem como organizar a despensa.
Lembra-te que para ti pode ser óbvio o que está dentro de cada frasco, mas para quem vive contigo pode ser um desafio.
Se ainda não deste por isso, existe um pack de etiquetas de letras recortadas no meu site.
Quando organizei a minha despensa fi-las para mim porque as etiquetas que existiam no mercado a vulso ficava super caro. Facilmente percebi que com o valor de 20 etiquetas fazia 100 e foi isso que fiz.
Depois como muita gente também as quiz criei estes Packs onde os tamanhos das etiquetas já vêm estudados por mim para que não tenhas de pensar em nada. Além de ficarem mais económicas não tens de pensar em nada. E se te sobrarem etiquetas podes construir novas palavras para a lavandaria, frigorífico ou outros espaços de arrumação.
DESPENSA DE SONHO – Colecção Essencial
~ 53 etiquetas ~
~ tem todos os alimentos e ingredientes essenciais para uma cozinha tradicional. Perfeito para começares!
~ clica aqui para veres todos os ingredientes.
DESPENSA DE SONHO – Colecção Completa
~ 109 etiquetas ~
~ tem todos os alimentos e ingredientes para uma despensa de sonho. Não te vai faltar nada!
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É super fácil colar estas etiquetas, vê aqui:
São várias as formas de etiquetar. Podemos identificar os frascos com etiquetas dymo, letras recortadas ou etiquetas standard.
Se não quiseres usar etiquetas autocolantes com um design perfeito, podes sempre optar por escrever no frasco com uma caneta branca ou colar etiquetas livres para escrever. Nunca ficará tão bonito, mas é uma forma super económica.
〉〉〉ORGANIZADORES
Podemos usar vários complementos para nos ajudar nesta organização:
~ caixas e cestos ~ ajudam a agrupar items por categoria. Neste caso apenas necessitas identificar o cesto no exterior como por exemplo “temperos” … “snacks” … “pequeno almoço”…
~ auxiliares ~ ajudam a ocupar espaços livres e a criar níveis para mais espaço de arrumação. Ajuda muito no processo de como organizar a despensa.
~ suportes de especiarias ~ agrupam as especiarias para melhor visualização por alturas, em níveis e/ou de forma rotativa para optimizar os espaços.
~ Inovar! ~ É a palavra chave para uma decoração diferenciada. Vejam estas ideas para vos inspirar!
〉〉〉 MANTER
~ Incluir a família no processo ~ chama a tua família para a re-organização da despensa. Vão perceber o esforço e dedicar-se a manter essa organização com outra dedicação. Ela é essencial para a manter.
~ manter tudo no sítio certo ~ no fim tudo terá um sítio definido, e todos saberão onde arrumar.
~ levar – guardar ~ Quem leva, guarda. Uma regra simples para manter tudo organizado.
~ limpar/ organizar sempre ~ depois da re-organização é necessário manter a limpeza e organização frequente, para não acumular e não teres de voltar a fazer tudo de novo, do zero!
Gostaste destas dicas? Espero que te tenham ajudado a saber agora como organizar a despensa e a decorares da forma certa para teres a tua despensa de sonho!
Um beijinho, Cat.