DECORAÇÃO

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO


Chegou o tempo quente e se és como eu, esta para além de ser uma das tuas preferidas estações do ano, é aquela altura em que queres jantar ao ar livre dia sim, dia sim!

Sabes como decorar uma mesa de verão de forma simples, prática, inovadora e sem muito investimento? Partilho contigo aqui algumas dicas.

Sim, isto do confinamento trouxe-nos ainda mais vontade de jantar fora de casa, nem que seja na varanda, no terraço ou num piquenique com as pessoas de quem mais sentimos saudades de abraçar.

Foi por isso mesmo, que trouxe para esta mesa algumas das coisas que me fazem lembrar as minhas avós e o que costumávamos usar para pôr a mesa em dias de festa.

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO

ESTILO e TEMA da decoração


Na decoração desta mesa, conjuguei o tradicional com o moderno, e o campestre com o requinte, para criar algo diferente e inovador.

Uma das dicas de como decorar uma mesa de verão, também é trazeres alma e coração para as tuas criações, vai sempre resultar!

A toalha de mesa bordada à mão e as velas torcidas, lembram-me as minhas avós e o mais tradicional, e completei com talheres dourados e velas modernas para trazer alguma sofisticação, de forma a conseguir unir o tradicional com o moderno, e o campestre com o requinte, para criar algo diferente e inovador.

Para o tema foi bastante fácil. A escolha do tema não tem necessariamente de ter um nome. Tema é o conceito visual que pensas para a tua decoração, que neste caso foram as cores de verão e da natureza.

Verde escuro para representar a natureza, amarelo para representar o sol e o calor e o verde água, para representar o mar. Parece poético, mas nada na decoração é por acaso, não se esqueçam! 😉

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO

CENTRO de MESA e ILUMINAÇÃO


Depois de decidido o estilo e o tema, existem sempre outros dois pormenores, o centro de mesa e a iluminação.

Quando falamos de iluminação numa mesa de exterior como esta, existe sempre um detalhe muito importante, a iluminação suspensa. Quando mais portátil for, melhor, não há pior do que ter fios pendurados para quebrar o estilo!

Mas a iluminação suspensa é importante para criar algum ambiente, e mais importante, para que ninguém coma às escuras. Nestas casos, costumo utilizar esta estrutura adaptável a qualquer mesa para decorar e pendurar alguma iluminação aérea.

Estas velas que usei como iluminação suspensa, foram as velas da gama Acquarell da Manulena. Esta gama é uma das minhas preferidas! Além da fragrância incrível de cada uma das velas, têm o requinte de serem de vidro, e isso permite a re-utilização dos materiais depois de terminada, e vocês sabem como eu gosto de re-utilizar tudo! 🙂 Foi muito fácil pendurá-las com corda à estrutura e adicionei ainda uma grinalda de luzes a pilhas.

Para o centro de mesa, utilizei velas da gama Tropical da Manulena. No site são lindas, mas ao vivo… pára tudo! Quando as tive na mão pela primeira vez, foi amor à primeira vista, os relevos são esculpidos na perfeição e as cores são maravilhosas. Verde escuro e amarelo, são duas das minhas cores preferidas e foram o mote para a decoração desta mesa mais tropical!

Utilizar velas para centro de mesa, é uma versão bastante funcional, pois decora e ilumina. Sempre que possível opto por soluções 2em1 para ser mais prático e económico.

Uma das velas que usei na iluminação suspensa era verde água, e escolhi misturar também essa cor com as velas tropicais da mesa. As velas verde água torcidas são da gama Blossom e foram o detalhe que uniu a decoração da mesa com a decoração aérea. Não tenham medo de arriscar em misturar padrões e cores, com o equilíbrio certo tudo se conjuga!

Iluminações como estas, permitem que ponhas a mesa em qualquer lado sem a necessidade de electricidade. Além disso, mesmo que não tenhas terraço nem varanda, mas queiras fazer uma mega surpresa, podes enfiar tudo na mala do carro e preparar uma mesa elegante, no campo ao pôr do sol!

Fica a dica, se precisas de fazer uma surpresa, mesmo que a comida seja de piquenique, uma mesa bem posta e decorada, faz sempre a diferença!

DETALHES e TABLE SETTING


Nesta versão de decoração de mesa tropical, utilizei folhas largas de verdura para colocar sobre os pratos, só para dar aquela gracinha.

Completei com limões enrolados na mesma corda da iluminação aérea e adicionei folhas de verdura para embelezar e unir com as mesmas cores toda a decoração.

Nestas folhas do limão podem também escrever com caneta branca ou metalizada o nome de cada convidado. Imaginem que era uma mesa comprida com algumas pessoas, ficava o table setting pronto!

Outros detalhes como uns pratos fora do comum mas ligados com o tema e ainda a diferente disposição dos guardanapos de pano (em nó), são pequenos apontamentos que podem e devem sempre adicionar para completar a vossa mesa e dar-lhe o vosso cunho pessoal.

EXECUÇÃO


Sei que parece um desafio fazer uma mesa destas, mas garanto-vos que não demorei mais de 20minutos na sua execução.

Sabem qual é o segredo? O planeamento!

Pensem no querem ver na vossa mesa, façam um moodboard, planeiem, e quando chegar a altura vai ser super rápido! Inspirem-se em mesas de verão e vão ver como vai ser super fácil! 

Este foi o meu:

COMO DECORAR UMA MESA DE VERÃO

E a execução foi bastante simples, ora vejam:

View this post on Instagram

#pub Chegou o tempo quente e se és como eu, esta para além de ser uma das tuas estações preferidas do ano, é aquela altura em que queres jantar ao ar livre dia sim, dia sim! Sabes como decorar uma mesa de verão de forma simples, prática, inovadora e sem muito investimento? Partilho contigo aqui algumas dicas neste vídeo e já podes ler tudo no blog. Sim, isto do confinamento trouxe-nos ainda mais vontade de jantar no exterior, nem que seja na varanda, no terraço ou num piquenique com as pessoas de quem mais sentimos saudades de abraçar. Foi por isso mesmo, que trouxe para esta mesa algumas das coisas que me fazem lembrar as minhas avós e o que costumávamos usar para pôr a mesa em dias de festa. A juntar a peças mais tradicionais, acrescentei artigos mais irreverentes como é o caso de todas estas velas da Manulena que eu amo! A forma e as fragrâncias conquistaram-me em dois segundos. E claro que lhes pedi também um miminho para vocês! Consegui um vale de desconto de 5€ para todos, e podem usá-lo até dia 29 de Junho, no site da Manulena, com o código de desconto DESIGNPORACASO. Quero ver as vossas mesas de verão que estão a fazer aí em casa! Identifiquem com #designporacasodiy que eu vou estar atenta e a comentar as vossas criações! Beijinhos, Cat. ––––––––––––––––––––––––––––– Track: Blue — Declan DP [Audio Library Release] Music provided by Audio Library Plus Watch: https://youtu.be/Tu63TwPG0RA Free Download / Stream: https://alplus.io/Blue –––––––––––––––––––––––––––––– @_manulena_ #instadesigndecor #decorinspirations #decortip #decorlife #homelovers #homesweethomedecor #bloglogiaig #homedecortips #designforlife #interiordesigninspo #minimalhomedecor #minimalistdesigner #minimalproject #decoracaominimalista #decoracaodeinteriores #decoracaodeinterioreslover #blogdedecoracao #portugalbloggers #designporacaso #inspoblog #decoracaodacasa #tudodecoracao #homedesignideas #homedesigntips #summertable #manulena #mesa

A post shared by Catarina Braz (@designporacaso) on

Claro que ter algumas peças diferentes em casa também ajuda e neste caso foram mesmo estas velas da Manulena que deram o mote a toda a decoração. Sempre que posso invisto em peças que marquem a diferença.

Já conhecem a Manulena?

A Manulena é uma empresa produtora de velas, difusores e cosmética com mais de 50 anos de vida e usa técnicas sofisticadas na sua produção, sempre com os melhores ingredientes.

Tal como tantas outras marcas Portuguesas, exporta muito da sua produção. Já é altura de dar-mos valor às nossas marcas nacionais, esta mesa de verão tropical foi elaborada em parceria com esta marca e não podia estar mais feliz com o resultado!

Fica a par de todas as novidades da marca nas redes sociais e conhece aqui todos os produtos Manulena, quero saber se os meus favoritos também são os teus!

Gostaste deste artigo de como decorar uma mesa de verão?

Decorem as vossas e enviem-me, quero conhecer as ideias que criam aí desse lado!

Obrigado por lerem!

Beijinhos, Cat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *